Kitchen

Cozinha pequena, inspiração enorme

Não deixe que, na azáfama do dia-a-dia, a sua cozinha se torne uma confusão de taças, chaleiras, colheres e colherões!

Quer seja por motivos ideológicos, onde se enquadra, por exemplo, o movimento minimalista, quer seja por motivos financeiros ou de circunstância, há cada vez mais famílias a viver em casas pequenas. A cozinha pode ser uma divisão especialmente caótica, uma vez que é palco de uma correria a várias horas do dia, com loiça constantemente a precisar de ser lavada, comida a viajar do frigorífico para o fogão, do forno para a mesa, da despensa para a bancada. Reunimos um conjunto de dicas que podem ajudar qualquer um a tornar-se o verdadeiro mestre da eficiência, o maior ás da organização!

f83657118b3944a8c283324b352bcce5

  1. Selecção

Adaptarmo-nos a espaços pequenos obriga a que exploremos a nossa criatividade ao máximo. Para começar, o melhor é livrar-se daquilo de que, na realidade, não precisa. Faça uma triagem do que utiliza frequentemente e deite fora ou arrume num sítio recôndito tudo o que não lhe faz falta no dia-a-dia. Garantimos que vai limpar o espaço e também a cabeça.

  1. Tudo sobre rodas

Numa cozinha com pouco espaço, os carrinhos podem, sem dúvida, ser os seus novos melhores amigos. Puxe-os para o seu lado quando precisa, afaste-os para um canto depois de usar – é maravilhoso! Podem servir como espaço extra de bancada, ou como despensa para armazenar produtos não perecíveis, muitas vezes evitando os custos de uma remodelação.

  1. Organização vertical

Depois de todas as gavetas e armários estarem ocupados, ou mesmo antes, vire-se para as paredes e pense nas potencialidades que ali se escondem. Existem várias formas de tirar partido deste espaço: pequenas estantes, prateleiras para arrumar as panelas, calhas e ganchos, ou criar o seu próprio painel organizador! Siga este link com todos os passos.

c732d3b67fb3e38a390177a61fe19bf3.jpg

  1. Interior das portas

Quer pendure panos, pequenos utensílios de cozinha ou de limpeza, o interior das portas dos armários pode ser usado de uma forma inteligente e é, provavelmente, o espaço menos bem aproveitado da sua cozinha.

  1. Bandas magnéticas

É provável que o espaço que tem disponível nas suas gavetas seja cada vez mais diminuto à medida que o tempo vai passando e vai acumulando mais e mais coisas. Uma solução eficaz é usar os azulejos para colar bandas magnéticas onde pode arrumar as suas facas. Outra boa ideia é furar as tampas dos frasquinhos de especiarias ou mesmo de massa e arroz e aparafusá-las às prateleiras de madeira.

facas.jpg

  1. Forno

O forno é um espaço que está, na maior parte do tempo, vazio. Pode aproveitá-lo para guardar formas, tarteiras, tabuleiros – só tem de se lembrar de os retirar antes de o ligar! 🙂

  1. Recantos

Se a sua cozinha tiver pequenos recantos ou nichos, pode aproveitá-los para armazenar frutas e legumes. Basta prender cestos de arame à parede e já está!

  1. Organização pensada

Organize os produtos, utensílios e louças tendo em conta como e quando os vai utilizar. Pode ser boa ideia guardar os pratos, canecas e copos perto do lava-louça, as especiarias e o azeite perto do fogão (mas cuidado para não receberem demasiado calor), as panelas que utiliza com mais frequência à frente das que raramente usa, etc.

ffff.jpg

  1. Limpeza

Limpar à medida que vai sujando é um dos melhores conselhos que podemos dar. Parece intuitivo, mas a verdade é que uma pilha de frigideiras, pratos e panelas pode ter um efeito muito mais desastroso quando estamos num espaço apertado. Enquanto a água está a ferver ou a carne está no forno vá lavando o que já sujou, aos poucos, tentando que o lava-loiça esteja sempre mais ou menos desimpedido.

kitchen14.jpg

  1. Espaços de refeição

Pode optar por usar bancos que possam ser arrumados debaixo das mesas, para maximizar o espaço de circulação. Também deve apostar em mesas extensíveis, que possa ir adaptando às suas necessidades. Se ter uma mesa na cozinha significa que não terá espaço para se movimentar, uma solução pode ser uma mesa retráctil que fica colada à parede quando não está a ser usada. 

 

Deixar uma resposta