Kids

Regresso às aulas com a HomeLovers e a Maria do Mar

Parece que Setembro nos apanha sempre de surpresa, não acham? Ainda ontem alternávamos entre estar estendidos ao sol e dar mergulhos no mar; e hoje a rotina das famílias, com os horários, os compromissos, o trânsito, já voltou em toda a sua plenitude, não deixando quase espaço para respirar! Mas não se apoquentem, nem tudo é mau… a inspiração e a motivação podem vir de onde menos espera. Leia o artigo até ao fim para saber do que falamos. 🙂

É difícil de acreditar, mas a verdade é que o Outono está aí à porta: os dias começam a ser mais frios e mais curtos, o bronze começa a empalidecer e leva com ele aquela leveza característica das férias. Estão tão saudosos como nós? Com data marcada e sem volta a dar está o regresso à escola, ao jardim-de-infância, à primária, à creche. Seja qual for o ano é certamente um momento marcado por alguma ansiedade, muitas vezes partilhada entre progenitor e cria de igual forma. (Quem não sente o coração a bater desenfreadamente no primeiro dia de escola dos miúdos, que atire a primeira pedra!)

Felizmente, este stress do regresso às aulas é algo partilhado por famílias um pouco por todo o mundo, o que significa que já se pensou muuuuito sobre este assunto. Então vamos lá: como podemos tornar a passagem para a rotina escolar um pouco menos dolorosa?

Comece o processo de adaptação à nova – antiga – rotina duas semanas antes.

Dê um passinho de cada vez: vá acertando o despertador de uma forma progressiva. Porque não experimentar acordar meia hora mais cedo todos os dias, até chegar à hora habitual de madrugar? Tente também, aos poucos e suavemente, implementar outras obrigações diárias, como o banho, restrições no uso do computador e da televisão, etc.

Os jantares tardios podem dar lugar aos petiscos de fim de tarde, para não nos despedirmos dos programas mais prolongados com os amigos de uma forma tão abrupta.

Tente coordenar boleias com outros pais, isto vai tirar-lhe um grande peso dos ombros. Provavelmente, tem uma família que mora perto de si e frequenta a mesma escola. Não se acanhe, é daquelas situações das quais toda a gente sai a ganhar!

O mais importante é que faça tudo para motivar os seus filhos e nunca os deixe topar que por si ficava de férias mais dois meses. 🙂 Ainda que para os mais pequenos o regresso às aulas signifique reencontrar amigos e professores, para muitos, voltar à escola representa uma mudança radical, um corte com a liberdade típica das férias grandes. Esta é a altura perfeita para perceber quais são os seus medos, ansiedades e preocupações e, por outro lado, falar dos aspectos positivos de voltar para a escola, sempre de uma forma optimista. É fácil fazê-los ter consciência de que este pode ser mais um ano de aventuras no recreio, de visitas de estudo divertidas, e, quem sabe, de uma matéria nova que ditará o que querem ser no futuro.

Se isto não funcionar (e mesmo que funcione!), o nosso conselho é passar à acção e aproveitar esta altura cheia de surpresas e coisas novas para irem juntos comprar um estojo, uma mochila, os lápis de cor, os dossiês! Todos sabemos que muitas vezes a motivação vem mesmo daí: da caneta reluzente pronta a ser usada, ou do caderno em branco que está mesmo a pedir que comecemos a aprender coisas novas. Como queremos facilitar-vos a vida, aliámo-nos à loja de crianças mais fascinante e criativa que conhecemos: a Maria do Mar. Este é um sítio onde é fácil perder a cabeça, quer por ser tudo lindo, desde a borracha mais pequena, até à girafa gigante que enche qualquer quarto; quer por grande parte dos artigos apresentar soluções didácticas e pedagógicas para o percurso escolar dos mais pequenos.

HOM_3275-Editar-Editar.jpg

No próximo sábado, no bairro de Alvalade, a nova loja Maria do Mar, um projecto assinado pela HomeLovers Studio, vai abrir portas ao mundo. Para celebrar também este começo, e porque queremos muito que os seus filhos tenham um regresso às aulas o mais estiloso e colorido possível, vamos oferecer vouchers em material escolar nessa mesma loja! Atenção que todos os que participem e sigam à risca os passos indicados em baixo irão receber um desconto de 15%.

E porque não nos podemos nunca esquecer de quem trouxe as crianças ao mundo, temos também um lindo caderno para sortear entre os pais (diz “I am very busy”, achamos que se adequa bastante). 🙂

O que tem de fazer?

Basta fazer like na página de Facebook da HomeLovers e da Maria do Mar;

Partilhar publicamente este artigo;

Subscrever a newsletter de HomeLovers Mag aqui, e da Maria do Mar aqui (tem de fazer scroll down até ao final da página).

Podem participar até segunda-feira, dia 11 de Setembro. Os resultados serão publicados na terça-feira de manhã. Boa sorte!

UPDATE – Os participantes vão receber um email com o código do voucher e o vencedor da agenda irá ser contactado igualmente por email. Obrigado a todos pelas participações!

Deixar uma resposta