Quando falamos de essenciais, não estamos a falar do sofá, das camas, dos armários – vamos naturalmente lembrar-nos de tudo o que precisamos para sobreviver e ter uma noite de sono descansada. Mas quando estamos no jantar de inauguração, com 10 amigos, e não temos o maldito saca-rolhas, ou queremos tirar alguma coisa do forno e faltam-nos as pegas? É para evitar estes momentos tenebrosos que estamos aqui!
1. Básicos de cozinha: o número de instrumentos e engenhocas depende sempre do cozinheiro mais ou menos inventivo que tem lá em casa. Contudo, existem básicos que todas as cozinhas devem ter, para evitar qualquer catástrofe culinária: saca-rolhas e abre-latas, colher de pau, pegas ou luvas de cozinha, copos medidores, uma boa faca, tupperwares de vários tamanhos e feitios!
2. Caixa de ferramentas: vai precisar, no mínimo, de uma chave de fendas, um martelo, uma fita métrica, um nível, um alicate e um conjunto de chaves de vários tamanhos.
3. Uma fonte de luz para qualquer emergência: seja uma lanterna, velas ou fósforos, é sempre bom ter uma forma de ver no escuro, caso a luz vá abaixo ou haja uma falha de electricidade.
4. Mais duas ou três extensões do que aquilo que pensa que precisa. Acredite, vai precisar! 🙂
5. Kit de primeiros socorros: ligaduras de gaze e adesivos; caixa de compressas; pensos rápidos; desinfectante para feridas; pomada para queimaduras e picadas de insectos; pomada com efeito analgésico/anti-inflamatório para contracturas musculares; analgésico para situações ligeiras de dor ou inflamação.
6. Um conjunto extra de chaves. Só quando ficar trancado fora de casa é que vai sentir a importância deste ponto. Mais vale prevenir!
7. Candeeiros de mesa ou de pé. Lembre-se: os candeeiros são fundamentais para criar um ambiente mais quente e aconchegante. É importante ter vários focos de luz com os quais pode trabalhar, consoante o ambiente que quer criar.
8. Pelo menos uma planta. Já escrevemos aqui sobre os benefícios para a saúde que podem advir de viver rodeado de plantinhas. E também reunimos dicas preciosas para fazer a sua própria horta de temperos. Não há desculpa! 🙂
9. Decoração de parede. É fácil deixar as paredes despidas durante meses (e até anos!). Dedicar-se a esta tarefa vai fazer com que aquele espaço pareça automaticamente mais seu.
10. Dinheiro de emergência. Não importa se o vai guardar na gaveta da roupa interior ou no banco, todas as primeiras casas vão ter sempre uma emergência, alguma coisa que falta e que é preciso comprar já! Quer seja uma coisa supérflua ou a máquina de lavar roupa que precisa de ser arranjada, garantimos que no futuro vai agradecer este sábio conselho.