Kids

DIY – calendário do advento para a família!

Porque não pôr de lado os típicos chocolates ou as prendinhas compradas à pressão? Este ano, aproveite este artigo para surpreender a sua família com 24 actividades originais!

Já nos fartámos de pensar, mas não nos conseguimos lembrar de nada que nos transmita mais espírito natalício do que um calendário do advento. Parece que é um crescendo de entusiasmo, uma contagem decrescente até àquele dia especial, que vamos recordar para sempre. À medida que a família vai ficando maior, enchemo-nos de vontade de criar as nossas próprias tradições, não concordam? Esta é a altura de passar o máximo de tempo em família – e esse é, na verdade, o melhor presente que todos podemos receber. Neste artigo, vai encontrar um DIY que pode usar e adaptar ao seu gosto! Nós, como HomeLovers que somos, fizemos 24 casinhas, onde podemos esconder papéis com as actividades para fazer em cada um dos dias. 

2

Como fazer? 

Precisa de folhas de cartolina ou cartão, um molde (pode fazer download do nosso aqui: HomeLoversMAG_MoldeCasa), de uma tesoura, um x-acto, cola e luzes de Natal para enfeitar.

Para começar, tem de passar o molde das casas para as folhas de papel, depois recorta com a tesoura ou x-acto (aqui tem de ser o adulto responsável e não a criança, claro!). Nas nossas casas, decidimos recortar as janelas, mas pode simplesmente desenhá-las. Depois, tem de dobrar nos sítios indicados com tracejado. Agora é altura de montar: passe um pouco de cola nas dobras que acabou de fazer e junte tudo. Já está! 🙂

As nossas ficaram assim:

9.jpg

Não se esqueça de numerar cada uma das casas, para a criança saber onde ir buscar o papelinho com a actividade desse dia.

Agora as actividades! Atenção que são apenas sugestões, pode e deve adaptar ao seu gosto, às coisas que os seus filhos mais gostam de fazer, e à sua disponibilidade. O importante é aproveitarem este mês para fazerem coisas fora do habitual.

1 – Fazer decorações simples para enfeitar a árvore de Natal. Fora de casa: é o dia da chegada do Pai Natal a vários sítios – no Colombo, o Pai Natal junta-se à Luísa Sobral e até neve vai cair da cúpula da praça central! 

2 – Escrever a carta ao Pai Natal e desenhar o que se quer receber, usando autocolantes ou decorações natalícias.

3 – Escolher alguns brinquedos para doar a crianças que precisam.

4 – Entregar a uma instituição os brinquedos que escolhidos ontem.

5 – Usar plasticina ou pasta de moldar para fazer decorações de Natal para oferecer às educadoras da escola.

6 – Criar os próprios postais de Natal para dar a alguns amigos e membros da família.

7 – Ir aos correios enviar os postais feitos ontem.

8 – É sexta-feira e feriado, que bom! É dia de reunir a família, fazer uma cama gigante com mantas e almofadas na sala e pôr um filme natalício a dar na televisão. 

9 – Ver as luzes de Natal da cidade. Em Lisboa, a Lynx Travel está a organizar um passeio para ver as melhores iluminações neste dia (mais informações aqui). 

10 – Vamos encher este domingo de música – no Porto, o coro infantil da Casa da Música vai interpretar canções de Natal; e em Lisboa, o Coro Sinfónico e o Coro Infantil Lisboa Cantat vão actuar na igreja de São Roque.

11 – Juntar massinhas pintadas para fazer uma fita nova para árvore de Natal.

12 – Organizar um piquenique dentro de casa! Podem preparar um lanche saudável e estender uma manta junto à árvore de Natal.

13 – Depois do jantar, juntar toda a família e recordar as coisas boas que aconteceram durante o ano que está a terminar.

14 – Hoje, nada como ir para a cozinha fazer coisas doces! Há mil receitas de bolachinhas, mas estas são as nossas preferidas. Podem aproveitar e fazer um saquinho para dar aos avós! 🙂

15 – Com um compasso, régua e tesoura, desenhar, pintar e cortar estrelas de Natal para enfeitar ainda mais a casa.

16 – Hoje é dia de sair de casa! No Museu da Marioneta, em Lisboa, a peça A menina que vendia fósforos promete aquecer todos os corações; no Porto, na Bertrand da rua da Fábrica, vai ser lido o conto O melhor presente de Natal!, de Ben Mantle.

17 – Apanhar, limpar e pintar pinhas para fazer um centro de mesa diferente.

18 –  Num globo ou o mapa mundo, cada membro da família tem de escolher um país e pesquisar as respectivas tradições de Natal. De certeza que vão aprender coisas giras!

19 – Organizar uma noite de jogos tradicionais para a família: jogo do galo, o telefone estragado, escondidas, stop – o que importa é todos participarem!

20 – Preparar uma actuação para a família (pode ser um concerto com músicas de Natal, ou uma peça de teatro, por exemplo).

21 – Ver fotografias dos natais que passaram para se inspirarem para o dia especial que aí vem.

22 – Ler um conto de Natal em família.

23 – Telefonar a alguém da família ou um amigo que está longe para desejar um bom Natal.

24 – Hoje é véspera de Natal! É preciso pôr as decorações que criaram bem à vista de todos. Feliz Natal! 🙂

Pai e mãe, não há desculpas! Se houver coisas que não quer ou não pode fazer, tente arranjar alternativas mais adequadas. O importante é estar com os seus filhos, brincar com eles! Temos mais algumas sugestões: fazer um campeonato de dança na sala; jogar ao dado, brincar com aquela pista de comboio ou a casinha de bonecas que nunca mais montaram, jogar ao dominó, Uno, ou um jogo de tabuleiro. Mãos à obra!

Deixar uma resposta