Kids

Férias + crianças = 5 receitas para fazer em família!

Precisa de ideias para entreter as crianças durante a época natalícia? Estamos aqui para ajudar! Espreite as receitas simples, saudáveis e deliciosas que reunimos especialmente para esta quadra.

O Natal é a altura perfeita para se aventurar com as crianças na cozinha. Há muito para preparar e todas as mãos (mesmo as mais pequenas) são bem-vindas! Garantimos que o resultado vai ser muito mais divertido e colorido – e pode ensinar-lhes tantas coisas durante o processo.

Uma ideia ainda melhor é preparar algumas destas receitas com uns dias de antecedência, para que as crianças possam oferecer o resultado à família. Não há volta a dar: de certeza que vão emocionar os avós, as tias e os primos!

// Bonecos de Neve

diy-aperitivo-de-natal-2

Ingredientes: 12 ovos cozidos; 1 cenoura cozida cortada em rodelas; 6 ramos de salsa; 2 colheres de sopa de grãos de pimenta preta grandes para decorar; 6 espetos de madeira

Modo de preparação: Comecem por dispor todos os ingredientes na bancada. Para cada boneco, vão precisar de dois ovos – um maior para o corpo, e outro para a cabeça. Têm de cortar as pontas dos ovos para ficarem com as superfícies rectas e, depois, espetá-los no espeto de madeira. Para fazer os chapéus dos bonecos, só têm de juntar as rodelas de cenoura maiores com as mais pequenas (esta é a tarefa ideal para as crianças mais pequenas) e espetá-las na parte de cima. Agora só têm de encaixar os grãos de pimenta nos ovos, de forma a constituírem os olhos no ovo-cabeça, e os botões do casaco no ovo-corpo. Com a ajuda de uma faca, furem os ovos numa das laterais e coloquem lá um raminho de salsa, para fazer de mãos. Para finalizar, façam um nariz com um triângulo pequeno de cenoura. Está pronto!

// Pai Natal de morango

image (2)

Ingredientes: morangos, natas, açúcar, limão, bolinhas de chocolate para decorar

Esta receita é ainda mais fácil! Comecem por fazer o chantilly: basta colocarem o pacote de natas no congelador durante meia hora, e depois batê-las com 50g de açúcar durante alguns minutos. Quando começarem a ficar sólidas, juntem umas pingas de limão e continuem a bater até adquirem a consistência necessária. O passo seguinte é arranjar os morangos: lavem-nos, retirem as folhas e cortem o topo dos morangos para fazer os chapéus. Agora é só montar – a cara e a barba do Pai Natal são feitas com o chantilly, assim como os botões do casaco; para os olhos use duas bolinhas de chocolate. 🙂

// Árvore de Natal de queijo

Ingredientes: queijos de cores e sabores diferentes. Opcional: fruta variada, legumes à escolha, crackers 

Prepare os queijos, cortando-os em cubinhos de várias formas. Também pode juntar fruta, legumes, bolachinhas, ou outra coisa que se adapte bem aos restantes alimentos. Deixe as crianças à vontade para desafiarem a criatividade e criarem árvores de Natal ao seu gosto.

// Merenda para o Pai Natal

O Pai Natal merece ser recebido com o melhor chocolate quente e as bolachinhas mais deliciosas do mundo! Ajude-os a preparar o farnel mais revigorante… e delicie-se depois de todos irem dormir.
// Chocolate Quente
Ingredientes: 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 colher de chá de açúcar amarelo, 1 colher de chá de farinha maizena; 1 chávena de leite meio-gordo; 30 g de chocolate de culinária
Numa chávena, misturem o chocolate em pó, o açúcar e a farinha. Adicionem um pouco de leite à temperatura ambiente, para unir tudo. Depois, ponham uma panela com o resto do leite e juntem a mistura que fez na chávena. Entretanto, derretam o chocolate para culinária no microondas ou em banho-maria. Envolvam-no o leite sem parar de mexer, até a mistura ficar homogénea e espessa.
// Bolachinhas
Depois de um chocolate quente tão bombástico, o melhor é optar por umas bolachas isentas de glúten e açúcares processados. O blogue A Pitada do Pai publicou, no ano passado, 3 receitas de bolachas saudáveis que já experimentámos e adorámos! Para as conhecer, só tem de espreitar esta página.

Deixar uma resposta