Kitchen

7 ideias para decorar a sua COZINHA

Dê asas à imaginação e desafie as normas, o resultado pode ser surpreendente.

Não digam a ninguém, mas a cozinha é a nossa divisão preferida da casa… Já tinham reparado? 😉 Gostamos de passar lá muito tempo, quer seja a cozinhar, quer a conviver, mas, acima de tudo, adoramos o desafio que é decorar aquele espaço tão especial. Conheça as nossas 7 dicas!

// TAPETE 

Trazer um tapete para uma divisão que pode ficar tão suja e desarrumada como a cozinha é algo que, à partida, não passaria pela cabeça da maioria das pessoas. Porém (e felizmente!), somos adeptos de experimentar coisas improváveis e sabemos que este pode ser um apontamento que faz toda a diferença.

Esta pode ser uma forma fácil de trazer cor e textura a uma cozinha monocromática ou minimalista; de tornar a transição entre a sala e a cozinha aberta mais fluida; de tornar o espaço imediatamente mais aconchegante; ou de “mascarar” uma cozinha estreita (um tapete com riscas verticais pode ajudar a dar a ilusão de uma área maior, por exemplo).

// PAREDE DE ARDÓSIA 

Aqui na HomeLovers Mag somos grandes fãs de tinta ardósia. As razões são mais que muitas: podemos mudar o ambiente da nossa cozinha sempre que nos apetecer, adaptando o que temos lá escrito ou desenhado ao nosso estado de espírito; dá-nos qualquer coisa para fazer enquanto esperamos que a água ferva; podemos usá-la para fazermos a lista de compras, ou para escrever lembretes; os nossos amigos podem deixar mensagens sempre que vão lá a casa; e é um espaço onde as crianças podem ser criativas à vontade… e os adultos também!

Este slideshow necessita de JavaScript.

// ARTE NAS PAREDES 

Quadros, pinturas ou desenhos não têm de ser usados apenas na sala! Já que, provavelmente, vai passar muito tempo nesta divisão, deixe que ela reflicta a sua personalidade, aquilo que mais gosta. Estes elementos podem tornar a cozinha mais simples e minimalista num espaço confortável e acolhedor. 

// ILUMINAÇÃO

A iluminação, como em qualquer divisão da casa, pode fazer toda a diferença! A verdade é que iluminar bem a sua cozinha pode ser uma dor de cabeça: por um lado, queremos que a zona de preparação e de confecção dos alimentos esteja muito bem iluminada; por outro, não queremos tornar este espaço frio e sem vida. O importante é ter em mente que há alternativas aos típicos candeeiros de cozinha, colados ao tecto, em grelha. Há mil e uma opções: desde luzes “camufladas” no exaustor, só usadas na hora de cozinhar; a lâmpadas pendentes; candeeiros mais clássicos ou mais contemporâneos; ou iluminação embutida nos armários.

francisco-22.jpg

// ZONA DE BIBLIOTECA 

Há poucos objectos que confiram imediatamente a sensação de estarmos em nossa casa como os livros e, apesar de parecer improvável à primeira vista (sabemos que está a franzir o nariz!), trazer a biblioteca para a cozinha é uma tendência cada vez mais em voga. O resultado é altamente estético, para além de esta poder ser uma fonte de inspiração e de temas de conversa! E não têm de ser apenas livros de culinária, encha as estantes dos seus clássicos e romances favoritos. 🙂

// VERDES 

Já falámos várias vezes sobre a importância de ter plantas em casa, pela parte visual e, claro, em prol da saúde e do bem-estar (leia aqui), e também já partilhámos um guia para criar a sua própria horta vertical. As plantas trazem vida, cor, aroma e até sabor a qualquer cozinha. Aproveite o novo ano e acrescente um item à sua lista de resoluções: “Em 2018, vou plantar a horta de temperos mais linda de Portugal!”

// PRATELEIRAS ABERTAS 

O conceito de “open shelves” é perfeito para quem tem cozinhas pequenas, mas não só! Esta é uma solução altamente funcional e prática, sendo também uma oportunidade de acrescentar calor, charme, luz e personalidade a qualquer cozinha. Claro que não tem de usar apenas as prateleiras abertas, pode combiná-las com alguns armários… todos temos aqueles pratos feios que queremos esconder, certo?! 🙂

prateleiras abertas - Pinterest

2 comments

Deixar uma resposta