Inside

Guia para uma vida mais SUSTENTÁVEL

Viver numa casa, bairro, cidade, país, ou mundo mais sustentável parece um objectivo impossível de alcançar, mas há coisas que podemos fazer todos os dias se acreditarmos que a mudança começa em cada um de nós.

Reduzir, reutilizar e reciclar! Este lema pode parecer fora de moda, mas os 3 Rs do desenvolvimento sustentável deviam continuar cravados na nossa mente. Todos os produtos que consumimos têm a sua própria pegada ecológica – desde os materiais usados para os criar, até à poluição que advém do fabrico, embalamento e distribuição. Na azáfama do dia-a-dia é natural esquecermo-nos da importância de cada um de nós e do papel que podemos desempenhar. Felizmente, a HomeLovers Mag está cá para vos lembrar (ou relembrar) de tudo o que podem fazer dentro de casa. É fácil!

Para lerem mais sobre este assunto, visitem a página das Nações Unidas dedicada ao desenvolvimento sustentável aqui

BuildingBetter_Sustainable_homes_03
Off Grid Home by Ábaton Architectura / Image © Belén Imaz and Ábaton

O que pode fazer a partir do seu sofá

  • Poupe energia. Pode fazê-lo de duas formas simples: usar apenas as luzes estritamente necessárias (se está no sofá com o computador, se calhar não precisa de mais luz nenhuma para estar confortável); e ligar os aparelhos electrónicos a uma extensão, que desliga completamente quando não os está a usar.
  • Minimize ao máximo a impressão de papel. Se precisa de se lembrar de alguma coisa que viu online, escreva-a num caderno ou num documento do Word. Outro bom conselho é fazer os possíveis para que todas as suas contas sejam pagas sem ser necessário imprimir nada. Gastar menos papel é igual a contribuir para a diminuição da destruição das florestas.
  • Faça a sua pesquisa. É fácil saber que empresas estão a apostar em práticas sustentáveis e quais é que não estão preocupadas com o assunto. Compre com consciência!
  • Calcule a sua pegada ecológica. Pode fazê-lo neste site, por exemplo. Vai ter uma maior consciência do impacto que as suas rotinas podem estar a ter no ambiente e pode ter ideias revolucionárias sobre acções que todos podemos praticar. Queremos ouvi-las!

O que pode fazer em sua casa

  • Aproveite todos os recursos naturais disponíveis, antes de gastar energia (e dinheiro) em aquecimento e ar condicionado. Tapetes e carpetes, por exemplo, podem ajudar a manter a casa quente de uma forma natural. Leia aqui mais dicas. 
  • Faça vistorias regulares às diferentes zonas da sua casa. Consertar canos rotos, trocar equipamentos ou lâmpadas por soluções mais eficientes pode significar poupar recursos facilmente.
  • Diga não à máquina de secar roupa. Deixe a sua roupa secar ao natural e só ligue as máquinas (de lavar roupa ou loiça) quando estiverem completamente cheias.
  • Evite preaquecer o forno. A menos que esteja a seguir uma receita super precisa, que exige uma temperatura específica, não faz sentido estar a desperdiçar tanta energia.
  • Se puder, instale painéis solares na sua casa.
  • Esteja atento aos gastos de água. Desligar a água sempre que não a está a usar – nos duches e a lavar a loiça, por exemplo – é uma acção simples que pode ter um grande impacto.
  • Coma menos carne, peixe e aves. A pecuária é uma das principais causas de alterações climáticas, consumindo actualmente cerca de 50% de toda a produção agrícola mundial.
  • Faça compostagem. Este é um processo biológico em que a matéria orgânica (folhas, papel, mas também restos de comida) é transformada pelos microrganismos num material a que se chama composto. O composto pode, depois, ser usado como fertilizante orgânico.

 

Deixar uma resposta