Reduzir, reutilizar e reciclar! Este lema pode parecer fora de moda, mas os 3 Rs do desenvolvimento sustentável deviam continuar cravados na nossa mente. Todos os produtos que consumimos têm a sua própria pegada ecológica – desde os materiais usados para os criar, até à poluição que advém do fabrico, embalamento e distribuição. Na azáfama do dia-a-dia é natural esquecermo-nos da importância de cada um de nós e do papel que podemos desempenhar. Felizmente, a HomeLovers Mag está cá para vos lembrar (ou relembrar) de tudo o que podem fazer dentro de casa. É fácil!
Para lerem mais sobre este assunto, visitem a página das Nações Unidas dedicada ao desenvolvimento sustentável aqui.

O que pode fazer a partir do seu sofá
- Poupe energia. Pode fazê-lo de duas formas simples: usar apenas as luzes estritamente necessárias (se está no sofá com o computador, se calhar não precisa de mais luz nenhuma para estar confortável); e ligar os aparelhos electrónicos a uma extensão, que desliga completamente quando não os está a usar.
- Minimize ao máximo a impressão de papel. Se precisa de se lembrar de alguma coisa que viu online, escreva-a num caderno ou num documento do Word. Outro bom conselho é fazer os possíveis para que todas as suas contas sejam pagas sem ser necessário imprimir nada. Gastar menos papel é igual a contribuir para a diminuição da destruição das florestas.
- Faça a sua pesquisa. É fácil saber que empresas estão a apostar em práticas sustentáveis e quais é que não estão preocupadas com o assunto. Compre com consciência!
- Calcule a sua pegada ecológica. Pode fazê-lo neste site, por exemplo. Vai ter uma maior consciência do impacto que as suas rotinas podem estar a ter no ambiente e pode ter ideias revolucionárias sobre acções que todos podemos praticar. Queremos ouvi-las!
O que pode fazer em sua casa
- Aproveite todos os recursos naturais disponíveis, antes de gastar energia (e dinheiro) em aquecimento e ar condicionado. Tapetes e carpetes, por exemplo, podem ajudar a manter a casa quente de uma forma natural. Leia aqui mais dicas.
- Faça vistorias regulares às diferentes zonas da sua casa. Consertar canos rotos, trocar equipamentos ou lâmpadas por soluções mais eficientes pode significar poupar recursos facilmente.
- Diga não à máquina de secar roupa. Deixe a sua roupa secar ao natural e só ligue as máquinas (de lavar roupa ou loiça) quando estiverem completamente cheias.
- Evite preaquecer o forno. A menos que esteja a seguir uma receita super precisa, que exige uma temperatura específica, não faz sentido estar a desperdiçar tanta energia.
- Se puder, instale painéis solares na sua casa.
- Esteja atento aos gastos de água. Desligar a água sempre que não a está a usar – nos duches e a lavar a loiça, por exemplo – é uma acção simples que pode ter um grande impacto.
- Coma menos carne, peixe e aves. A pecuária é uma das principais causas de alterações climáticas, consumindo actualmente cerca de 50% de toda a produção agrícola mundial.
- Faça compostagem. Este é um processo biológico em que a matéria orgânica (folhas, papel, mas também restos de comida) é transformada pelos microrganismos num material a que se chama composto. O composto pode, depois, ser usado como fertilizante orgânico.