Spots & Cities

CASCAIS – um guia HomeLovers

É difícil encontrar pessoas tão apaixonadas por esta vila como a equipa da HomeLovers Cascais! Conheça as dicas de quem conhece todas as ruas, cantinhos e segredos.

O microclima cultural, as praias mais lindas do mundo, a gastronomia, as dezenas de sítios para ver o pôr-do-sol perfeito, o cheiro a maresia que nos enche os sentidos a toda a hora – o que nos faz morrer de amores por Cascais é isto e muito mais! Nós, a equipa da HomeLovers Cascais, passamos os nossos dias a palmilhar todo o concelho e é algo que fazemos com todo o prazer. Trata-se, sem dúvida, de um lugar cheio de alma e de personalidade, de que não nos cansamos nunca. É por isso que resolvemos fazer este guia, juntando algumas das razões que explicam este sentimento arrebatador, que fica maior e mais forte a cada ano que passa. Sintam-se à vontade para acrescentar tudo o que acham que nos falta, não levamos a mal. 🙂

PARA MERGULHAR

Não podíamos deixar de iniciar este guia HomeLovers com o aspecto que mais identifica Cascais, mas também o que, provavelmente, gera mais discussão: as praias! Tivemos de seleccionar apenas duas, por isso não se chateiem connosco… a verdade é que há espaço para todos os gostos, e ainda bem. 

// A praia da Rata (para os cascalenses de gema), ou praia das Moitas (para os de fora), fica no  paredão do Estoril. O areal não é gigante, mas o mar é muito calmo, devido à protecção dada pela baía de Cascais.

// O vento Norte não demove os verdadeiros amantes do Guincho! É a praia ideal para quem pratica desportos náuticos (windsurf, kitesurf, ou mesmo só surf ou bodyboard), mas não só. O areal dourado, a vista incrível e os penhascos lá ao fundo fazem as nossas delícias, quer de Verão quer de Inverno.

PARA FAZER

Percursos a pé / de bicicleta

// Fazer o paredão desde Cascais até à praia da Poça, em São João do Estoril.

// Alugar uma BICA na Guia e pedalar até ao Guincho.

// Andar pelo parque Marechal Carmona, que nos surpreende a cada novo passeio.

// Fazer um dos mil trilhos definidos um pouco por todo o concelho. Pode encontrar toda a informação neste mapa das rotas pedestres do Parque Natural de Sintra Cascais. Também existem passeios organizados, já com datas definidas – só tem de consultar este link.

// Percorrer o Bairro dos Museus. Este roteiro, criado pela Câmara Municipal de Cascais, junta alguns dos mais importantes equipamentos culturais da vila. Tem a opção de comprar o bilhete único, que permite entrar em todos eles por um preço acessível (8€). Alguns pontos de paragem obrigatória são a Casa de Santa Maria, um projecto do arquitecto Raul Lino; o Farol-museu de Santa Marta, que nos dá uma das vistas mais inspiradoras; a Casa Sommer, recentemente remodelada; o Museu Conde Castro Guimarães; e, claro, a Casa das Histórias Paula Rego.

casa das histórias
Casa das Histórias Paula Rego

Desporto

// Aulas de surf no Guincho (mais info aqui) ou em Carcavelos (mais info aqui).

// Aulas de stand up paddle (mais info aqui).

// Jogar golf no Clube de Golf do Estoril (mais info aqui).

// Arborismo no Parque de Palmela (mais info aqui). 

Roteiro de arte urbana

Cascais vai ter um museu de Arte Urbana e Contemporânea (leia mais aqui), mas, enquanto não é inaugurado, há muito para ver nas ruas da vila. O festival Muraliza, organizado pela associação Mistaker Maker desde 2014, tem deixado marcas visuais que já fazem parte da identidade da zona. O passeio pode e deve começar pelo Bairro da Torre, onde os murais de Paula Bonet, Moneyless, Daniel Eime, Kruella D’enfer, Mar e Add Fuel trouxeram mais vida aos edifícios. Continuamos para o centro da vila: vemos as cores de Arraiano na avenida Valbom; o mural de Samina, na travessa Visconde da Luz; a obra “Conta-me Histórias” de Mário Belém, na rua Nova da Alfarrobeira; terminando com a parede pintada por Frederico Draw, na rua Latino Coelho. 

WhatsApp Image 2018-01-08 at 15.23.23
O mural de Samina

PARA RELAXAR

A vila está cheia de lugares excelentes para beber um refresco ou um copo ao final do dia. Claro que isto é um programa típico do tempo quente, mas não se esqueçam que o sol se põe todos os dias e em Cascais é sempre um espectáculo digno de plateia!

// Duna da Cresmina – Um dos melhores lugares do MUNDO para apreciar o mar, a praia e a serra.

// Blue Bar Baía – O rooftop do Hotel Baía dá-nos uma das vistas mais características de Cascais.

// Bar Farol – Com um ambiente elegante, o bar do Farol Hotel tem a esplanada perfeita para os fins de tarde no Verão.

HL-9642

PARA COMER

Iguarias de perder a cabeça – é isto que vai encontrar nos restaurantes de Cascais. Fazer uma lista e chegar a um consenso não é fácil, mas aqui está o resultado possível. 😉

// Para pequenos-almoços ou lanches: Pastelaria Garrett (avenida Nice); A Sacolinha (no Bairro do Rosário, Guia, Bicuda, Edifício Sol e centro da vila); Paul (praça 5 de Outubro); e, como não podia deixar de ser, os gelados Santini, que já se tornaram um clássico cascalense (já os pode encontrar na avenida Valbom, baía de Cascais, São João e Carcavelos).

// Para almoços revigorantes: The Cru (Bairro da Torre); House of Wonders (largo da Misericórdia – Baía); Waka Cevicheria (rua Alexandre Herculano); Casa da Guia (cachorros, sushi, carne, petiscos, açaí – é escolher o que apetecer mais na altura). 

casa da guia
Casa da Guia

// Para jantares inesquecíveis: Mar do Inferno (na Boca do Inferno); Estoril Mandarim (junto ao Casino); Confraria (rua Luís Xavier Palmeirim); Taberna Clandestina (rua Afonso Sanches); Páteo do Petisco (travessa das Amoreiras – Torre);  Azimut (junto à praia das Moitas); 5 Sentidos (largo da Assunção); Villa Sabóia (avenida Sabóia – Monte Estoril); Sushíssimo (rua Alexandre Herculano); Visconde da Luz (avenida Visconde da Luz).

PARA COMPRAR 

// Lojas, boutiques, concept stores, em Cascais é fácil encontrar roupa original e peças cheias de pinta, fora do circuito convencional: White & Voodoo (travessa da Alfarrobeira – Cascais); Zöe by Pavlia Tomic  (rua Frederico Arouca – Cascais); Rostos de Sal (avenida Sabóia – Monte Estoril).

// Polen Surf Shop – Este é um novo espaço de eleição para todos os amantes de surf. Num ambiente relaxado e familiar, pode comprar pranchas, equipamento e acessórios da marca Polen Surfboards, mas não só! (Rua Casal Queimado Birre)

// O Mercado da Vila está sempre cheio de vida: fruta, legumes (às quartas-feiras e sábados), eventos recorrentes, mas também alguns dos melhores restaurantes da vila, como o Local – your healthy kitchen ou o Gulli Mercato. (Rua Padre Moisés da Silva)

// Produtos de qualidade irrepreensível é o que pode encontrar nos nossos supermercados gourmet preferidos: Supermercados VIP (avenida Manuel Júlio Carvalho e Costa – Cascais); Supermercado Tradicional (largo Amália Rodrigues – São João do Estoril); e a Quinta do Saloio (avenida de Nice – Estoril).

Deixar uma resposta