Inside

Como ter uma CASA DE BANHO organizada?

Por mais pequena, estranha ou desajeitada que seja a sua casa de banho, pode sempre torná-la funcional e bonita - basta seguir estes passos simples.

Com o início do ano vem a vontade de ter tudo mais organizado e arrumadinho. Roupa, toalhas, cremes, maquilhagem, pastas de dentes, escovas de cabelo – as casas de banho são uma mistura de coisas que são, à partida, profundamente incompatíveis. É fácil deixámo-la de pantanas, principalmente se é terreno comum a pais, mães e filhos, cada um com os seus produtos, rotinas e manias. Mas não é preciso entrar em pânico – estas nossas soluções não são milagrosas, mas, com alguma disciplina e autocontrolo, podem ajudar e muito.

Os benefícios de uma casa de banho organizada vão muito para além da estética, claro. A nossa boa disposição matinal, por mais difícil de domar que seja, está muitíssimo ligada aos minutos que passamos nesta divisão da casa. Há poucas coisas mais desesperantes do que precisar do corta-unhas e não o conseguir encontrar em lado nenhum, ou abrir uma porta do armário e os medicamentos mergulharem de cabeça no lavatório – é meio caminho andado para ter um dia de cão. Ter tudo mais organizado faz com que as nossas manhãs (e restantes partes do dia) sejam mais relaxadas e felizes, para além de tornar o espaço muito mais fácil de limpar. Então vamos lá!

LS-01242s

1 – SEPARAR

Separe tudo o que está dentro da sua casa de banho segundo as seguintes categorias:

  • Acessórios para o cabelo, como escovas, pentes, ganchos…
  • Cotonetes, discos de algodão, etc.
  • Cremes de rosto e de corpo
  • Maquilhagem
  • Medicamentos
  • Papel higiénico e lenços de papel
  • Produtos de limpeza
  • Produtos de primeiros socorros
  • Produtos para o cabelo
  • Produtos que usa durante o banho
  • Toalhas e tapetes
  • Utensílios de higiene, como corta unhas, tesouras, etc.
  • Coisas antigas que já não usa, ou já não gosta de usar
  • Tudo o que não é utilizado há mais de um ano

2 – DESTRALHAR / LIMPAR

Já falámos aqui das maravilhas que podem advir de dizer “não” à acumulação de tralha. Para tirar o melhor partido da sua casa de banho, este é um passo fundamental, que deve fazer com tempo, foco e paciência. O acto de destralhar pode revelar áreas que já não limpa há algum tempo – por isso, prepare-se para esfregar!

As categorias do passo anterior  agrupam itens que devem estar juntos numa área específica, ao mesmo tempo que nos permitem perceber quais é que estão claramente a mais. Agora é altura de passar à acção: tem de determinar as coisas que vão para o lixo, as que vão para outra divisão da casa (os medicamentos, por exemplo, podem ser guardados na cozinha) e as que fazem sentido ficar.

LS-01226f

3 – ORGANIZAR

Armários – Decida o que quer arrumar nos armários que tem disponíveis. O truque é organizar tudo de forma a que os produtos mais usados estejam mais à frente e ao centro. Tente agrupar os itens mais pequenos em caixas ou cestos. Se tiver um armário debaixo do lavatório, aproveite-o para armazenar os extras: papel higiénico, produtos de higiene, utensílios de limpeza. Cuidado com as gavetas – são os sítios ideais para ir atirando coisas aleatórias, que se vai acumulando. Tenha especial atenção na arrumação dos produtos de maquilhagem. Faça uma triagem realista e dê primazia ao que usa no dia-a-dia.

Lavatório e bancada – Guarde o mínimo de coisas possível nestas zonas. Por um lado, assim é muito mais fácil de limpar, por outro, lembre-se de que “tralha atrai mais tralha”. Deixe apenas o que faz sentido estar ali mais à mão: o sabonete, as escovas e pasta de dentes, etc.

Banheira / duche – Tente ter apenas o que é fundamental. Uma banheira cheia de produtos, alguns vazios, outros por abrir, só vai trazer frustração. Faça uma selecção e aposte em estantes ou cestos que fiquem fixos na parede, em detrimento dos de ventosas, que habitualmente não são muito de fiar.

4 – ARRANJAR MAIS ESPAÇO

Se a sua casa de banho for pequena, não pode dar-se ao luxo de desperdiçar cantinho nenhum. É provável que, com esta arrumação profunda, já tenha ganho muito espaço, mas há outras técnicas:

  • Na parte de trás da porta, pode pendurar um organizador de sapatos (como este), onde guarda os produtos de limpeza, por exemplo;
  • Na parede por cima da sanita, pode encostar um toalheiro-escada, ou pôr três ou quatro prateleiras;
  • Nas portas dos armários, pode aproveitar para para colar pequenos recipientes onde guarda os seus vernizes ou produtos de maquilhagem. É só dar asas à imaginação!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixar uma resposta