Inside

7 questões para responder antes de adoptar um CÃO

São dos melhores flatmates que podem existir: não roubam os nossos iogurtes ou as nossas bolachas, não usam a nossa roupa sem pedir autorização, e vão ser uma fonte constante de companheirismo e de amor incondicional. Porém, a decisão de ter um animal doméstico, seja um cão, um gato ou um passarinho, não pode nem deve ser tomada de ânimo leve. Responda a estas 7 perguntas e descubra se este é o passo certo.
  • Tem o tempo e espaço necessário?

Antes de tomar qualquer decisão, perca algum tempo a analisar a sua vida. Ter um cão (principalmente se for um cachorrinho) vai acarretar uma grande entrega da sua parte. Olhe com olhos de ver para o espaço que tem disponível e imagine onde poderia pôr a cama, os recipientes de comida, os brinquedos. Pense também no que está à sua volta, avalie se vive num bairro onde pode passear o seu cão de uma forma agradável, se há parques ou jardins nas imediações, etc.

Também deve ter em conta o tempo que vai passar longe do seu novo amigo durante o dia. Mas não desespere, há cada vez mais alternativas, entre creches para cães (veja mais aqui e aqui) e serviços de dog sitting (pode pesquisar aqui ou aqui). O importante é ter consciência de que o seu cão vai (felizmente!) estar sempre lá, durante anos e anos, com exigências e necessidades próprias.

Untitled1

  • Sabe que raça se adequa melhor ao seu estilo de vida?

O melhor conselho que podemos dar a quem está a pensar adoptar um animal de estimação é informar-se. Procure recolher todo o conhecimento que existir sobre as características físicas e emocionais antes de o trazer para sua casa. Há raças e temperamentos que precisam de muito espaço para correr e brincar em liberdade – estas não são, à partida, as mais adequadas para viver num apartamento. E atenção que não é nada linear: há cães grandes com personalidades doces e calmas, e cães pequenos que são imparáveis e ladram muito. Se tem filhos, este também deve ser um factor central na sua decisão. Os chihuahuas, por exemplo, por mais adoráveis que sejam, não costumam ser muito tolerantes no que diz respeito a crianças; já os golden retriever são conhecidos por serem extremamente pacientes.

manel bolota

  • A sua casa é segura?

Sabia que uma coisa tão simples como uma pastilha elástica pode ser fatal para um cão? O xilitol é absorvido de uma forma muito mais rápida do que acontece nos humanos, o que pode levar a uma libertação rápida de insulina. Há muitas outras substâncias que podem provocar reacções improváveis e é por isso que é importantíssimo fazer uma vistoria pormenorizada à sua casa. Deve inspeccionar todos os armários baixos, bancadas, garrafas de produtos químicos que possam estar no chão, pequenos brinquedos ou peças de roupa, cabos eléctricos, ou plantas que possam ser tóxicas para o seu animal.

  • Já pensou nas regras que vai estabelecer?

Antes de a sua vida levar uma reviravolta com a chegada do seu novo companheiro, é crucial que pense no tipo de educação que lhe quer proporcionar. Vai deixá-lo subir para o sofá? E para as camas? Como se sente em relação a ele saltar para cima das pessoas? Já pensou que é importante o seu cão aprender como se deve comportar quando está ao pé de outros animais? Ensinar-lhe todas estas regras desde o primeiro dia vai tornar tudo mais simples e fácil. O Instituto do Animal, em Lisboa, disponibiliza aulas de obediência, com a opção de as ter em sua casa. Tem também uma oferta variada de formação apenas para os donos (veja aqui). 

WhatsApp Image 2018-02-14 at 17.54.29

  • Alguém tem alergias?

Certifique-se de que testa todos os habitantes do seu lar, antes de adoptar um animal peludo. Não é nada divertido descobrir-se uma alergia demasiado tarde e depois ter de lidar com isso. Pode ser uma notícia devastadora, mas há raças hipoalergénicas, com uma menor tendência para as provocar (como o caniche e o cão de água português), o que, aliado a cuidados de higiene redobrados, pode fazer com que se consiga conviver com estes animais sem sintomas nenhuns. Tudo é possível, não desespere!

  • Está preparado para limpar, aspirar e esfregar? 🙂

Há pelos curtos e pelos compridos, mas prepare-se psicologicamente: provavelmente, vai ter de comprar um bom aspirador! Até cães que exigem pouca manutenção vão precisar de ser escovados, de tomar banho, que lhes corte as unhas e limpe os ouvidos. Faz parte, mas é importante que saiba que estas situações vão obrigatoriamente acontecer.

aska

  • E agora, depois de toda esta reflexão, ainda tem a mesma motivação para adoptar um companheiro de quatro patas?

Se a resposta for afirmativa – e torcemos para que seja – vá em frente e invista nesta que pode ser uma das relações mais bonitas do mundo. ♡

WhatsApp Image 2018-02-14 at 17.54.20

Deixar uma resposta