Kids

Uma cozinha para toda a família

Tire da cabeça a ideia de que a cozinha só serve para preparar refeições: este é, cada vez mais, o espaço perfeito para passar tempo de qualidade em família! Veja os nossos conselhos para a tornar a divisão mais kid-friendly da casa. 

Já dissemos várias vezes que a cozinha é, provavelmente, a divisão da casa onde passamos mais tempo. De um espaço “atirado” para o fundo da casa e gerido pela mulher, tornou-se o sítio onde todos os membros da família (e até os convidados!) mais gostam de estar. É, por isso, extremamente importante ter em conta as necessidades e exigências de cada habitante da casa, quando se pensa na sua estruturação e organização. Se está a pensar remodelar a sua cozinha e a torná-la perfeita para filhos, pais e avós, inspire-se nestas nossas dicas.

cozinha kid friendly 3.jpeg

Fazer estas perguntas a si mesmo

  • Quantas crianças tem e com que idades?
  • De que forma cada membro da família usa a cozinha?
  • As crianças/jovens preparam os seus próprios snacks e/ou refeições?
  • Têm animais?
  • Costumam cozinhar quando recebem família ou amigos? Ou normalmente encomendam comida?
  • Num cenário limite, qual é o número máximo de pessoas que está a cozinhar ao mesmo tempo?
  • Descreva um dia na vida da sua cozinha. O que é que funciona? O que é que precisa de ser repensado?

Responder a estas questões, antes de outra coisa qualquer, vai ajudar a que consiga perceber quais são as prioridades da sua família e aquilo que é preciso repensar e adaptar.

Escolher os materiais e as cores certas

Uma cozinha em cores claras é apelativa para a grande maioria das pessoas, mas asseguramos que não vai ser a sua melhor amiga quando se encher de dedinhos pegajosos e explosões de comida. Se tiver possibilidade, invista em materiais que se limpem facilmente, que não fiquem manchados e precisem de pouca manutenção.

Tons esbatidos e suaves, como lilás, verde pálido ou cinzento são uma boa aposta.

cozinha kid friendly 2.jpeg

Incluir algum entretenimento

Preparar o jantar todas as noites não é uma tarefa propriamente fácil, principalmente se tiver seres pequeninos a correrem de um lado para o outro. Já falámos das maravilhas de pintar uma parede com tinta de ardósia (leia esses artigos aqui e aqui) e essa pode ser a solução perfeita para os momentos em que precisa que eles se distraiam. É isso ou levar o fogão e o forno para a sala de brincar dos miúdos. 😀

Ter uma mesa disponível

Independentemente do tamanho da sua cozinha, tente ter pelo menos uma pequena mesa livre. Este é um bom sítio para os seus filhos fazerem os trabalhos de casa enquanto trata do jantar, ou para brincarem enquanto lava a loiça e arruma tudo.

Deixar que as crianças participem no processo

Os miúdos adoram ajudar nas tarefas domésticas, então porque não deixá-los divertirem-se a cozinhar? Claro que tudo vai demorar um bocadinho mais, mas garantimos que haverá mais criatividade e que eles vão devorar o resultado final com muito mais prazer.

Ter um escadote seguro que lhes permita chegar ao balcão é fundamental. Veja alguns exemplos aqui e aqui. Existem opções mais seguras como a da imagem abaixo, mas não encontrámos esta espécie de escadote à venda em Portugal (se algum dos nossos queridos leitores tiver mais informação, que nos diga, por favor!). A imagem mostra uma solução feita com duas escadas do IKEA. Se quiser aventurar-se no mundo do DIY, pode aprender a fazer um igual aqui. 🙂

Ikea DIY escadote crianças

Fonte das imagens: 1, 2, 3, 4

One comment

Deixar uma resposta