Spots & Cities

ALGÉS – entre a terra e o mar

Queremos contrariar quem só se lembra de Algés durante os três dias do NOS Alive. Esta é, cada vez mais, uma freguesia com qualidade de vida acima da média. Venham conhecê-la melhor.

É inegável: Algés está a tornar-se um dos locais mais apetecíveis para quem procura casa. Aqui, é possível ter uma vida calma a 2 passos de Lisboa, ao mesmo tempo que se vive tão perto das inúmeras maravilhas escondidas na linha de Cascais. Há espaços verdes, bons restaurantes e uma oferta de comércio tradicional difícil de encontrar na cidade: um passeio pela baixa de Algés permite-nos comprar tudo o que podemos precisar para o dia-a-dia! 🙂 O Alto de Algés, com as suas construções novas, os condomínios e a vista deslumbrante sobre o rio também se tem afirmado cada vez mais como uma zona de excelência. E estão previstos melhoramentos no que diz respeito a acessos pedonais e rodoviários que vão ser levados a cabo nos próximos três anos!

Fique a conhecer melhor as nossas sugestões para usufruir do que de melhor esta freguesia tem para oferecer. 🙂

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

PARA PASSEAR

// Pegue na sua bicicleta ou nos seus pés, e, numa manhã de sol, aventure-se a explorar a zona ribeirinha até ao Estádio Nacional. O percurso é completamente plano, ideal para um passeio em família. Pode explicar aos seus filhos que a Torre APL (na imagem) é um projecto do arquitecto Gonçalo Byrne e faz o controlo do tráfego de toda a área marítima e fluvial circundante. Faça o que fizer não se esqueça do seu telefone ou da máquina fotográfica… temos a certeza de que irá querer registar estes momentos!

torreapl

// Caminhar na direcção oposta é igualmente bonito, claro. Junto ao rio, em direcção a Lisboa, passando pela Fundação Champalimaud, pelo Museu do Combatente, até à Torre de Belém com os seus jardins. Aconselhamos vivamente um almoço no Darwin’s Café – a decoração, a comida, a esplanada a vista e o ambiente fazem deste um dos nossos sítios favoritos! Depois, pode aproveitar para conhecer o Aquário Vasco da Gama – um dos mais antigos do mundo. Este Museu Vivo de História Natural possui uma grande diversidade de espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos. Vale a pena visitar!

HL-42.jpg

PARA CONHECER 

// Palácio Anjos

Construído no século XIX, o Palácio Anjos alberga hoje em dia o Centro de Arte – Colecção Manuel de Brito, que reúne obras importantes de arte contemporânea portuguesa. O café Astúrias, nos jardins do palácio, é muito tranquilo e perfeito para os dias de sol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

// Rua das Estátuas

As quinze estátuas que compõem a rua Major Afonso Palla são da autoria de António Quina e fazem desta a rua mais emblemática da baixa de Algés.

// Palácio Ribamar

Este palácio do século XVIII concentra, no seu espaço, a Biblioteca Municipal de Algés, o Centro de Dança de Oeiras, o Centro de Estudos e Difusão de Música Antiga, a ACSA – Associação Cultural Sénior de Algés, e o Espaço do Cidadão de Algés.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

// Palácio dos Aciprestes

Este palácio é, actualmente, a casa da Fundação Marquês de Pombal, que actua no desenvolvimento social, artístico e científico do concelho de Oeiras.  É ideal para visitar com crianças e usufruir da oferta cultural: há concertos, exposições e workshops regularmente.

PARA COMPRAR

// Feira de Velharias de Algés

No jardim municipal de Algés, o último domingo de cada mês está reservado à feira de velharias do concelho. Há peças de decoração cheias de história, desde candeeiros, a espelhos, molduras, cerâmica e gira-discos.

PARA COMER

// Zínia

A Zínia é o pronto-a-comer mais clássico da vila! Fica na rua Damião de Góis, e encerra aos domingos.

// O Relento

O Relento é uma das cervejarias mais conhecidas de Algés, com marisco fresco e os melhores salgadinhos do mundo. Fica próximo ao Parque dos Anjos e fecha às quartas-feiras.

// Amaterasu

Este restaurante japonês fica no Alto de Algés e é perfeito para quem gosta de perder a cabeça com sashimi, niguiris, temakis e hossomakis! Está aberto todos os dias.

// Mercado Agrobio de Algés

As manhãs de sábado são especiais em Algés: o jardim municipal é invadido pelos melhores alimentos biológicos de produtores da região. Todos os sábados, entre as 9h e as 14h.

// Mercado de Algés

Este mercado foi inaugurado no início dos anos 50 e ganhou uma nova vida há cerca de 3 anos. Os deliciosos restaurantes, gelatarias e bares partilham o espaço com as tradicionais bancas de peixe fresco, frutas e legumes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixar uma resposta