Inside

Quer tornar a sua mobília da IKEA única? Aprenda como!

De uma simples pintura à reinvenção total, de operações que demoram poucos minutos às que só conseguimos terminar depois de vários dias de trabalho - há centenas de maneiras criativas de tornar irreconhecíveis os móveis mais icónicos da marca sueca. Conheça as nossas preferidas.

Podíamos gastar toda a tinta do mundo a falar do nosso amor pela IKEA e pela democratização que veio trazer ao mundo do design de interiores.  Porém, decidimos falar do único senão: o facto de ver a sua estante BILLY ou o seu sofá KLIPPAN replicados em praticamente todas as casas que visita. A boa notícia é que não há nada que não se resolva com uma boa dose de criatividade e inspiração. Às vezes, basta juntar um móvel aparentemente banal com uma lata de tinta e o resultado não é nada menos que um milagre DIY. 🙂 Trouxemos-lhe as nossas ideias favoritas, mas a verdade é que a Internet esconde uma imensidade de sites, blogues, fóruns, grupos do Facebook (espreitem este português) cheios de ideias milaborantes. Um dos que visitamos diariamente é, claro, o IKEA Hackers, activo desde 2006. Lá, qualquer pessoa pode partilhar uma criação sua, contribuindo para o crescimento desta comunidade de aficionados da marca, que já conta com praticamente 400.000 seguidores no Facebook. Todos os anos é eleito o “hack of the year” e até já foi lançado um livro que reúne 25 das melhores invenções publicadas no site.

Então vamos lá pôr as mãos na massa. Decidimos dividir as nossas sugestões por categorias: desde simples pinturas, a pequenas alterações estruturais, ou ainda extreme makeovers, que requerem mais tempo e dedicação.


P I N T A R

Sabemos que as cores escolhidas pela mentora do blogue Sugar & Cloth para estes armários BESTÅ será demasiado berrante para a maioria das casas, mas nós adoramos! Pode sempre optar por tons pastel mais discretos. 🙂 Aprenda aqui como fazer.

sugar and cloth capa


s bancos FROSTA custam 8,99€, são simples e bonitos, mas parece que há um em qualquer lugar que visitamos! No blogue Nalle’s House, limitaram-se a pintar os assentos de verde-menta e o resultado é logo incrível. Vejam aqui como fazer.

mint stools 2 copy.jpg


Não encontrámos a cama que vê na imagem abaixo à venda na IKEA Portugal, mas esta tem o mesmo potencial. Um pouco de verde e a magia acontece! Veja esta e outras ideias aqui.

6a00d8358081ff69e201bb08848d09970d-800wi



A L T E R A R

O blogue Style me Pretty foi responsável por fazer desta cadeira a estrela de qualquer escritório. Veja aqui como fazer.

style me pretty


Suporte + lâmpada + cabo – e já está! 🙂 Mais ideias aqui.

ikea-hack-lamp-1


O site Brit + Co tem a capacidade de nos inspirar todos os dias e garantimos que esta poltrona nunca mais vai ser a mesma depois desta intervenção! Veja aqui como a tornar tão colorida como o arco-íris. 🌈

Embroidered_Chair_055


T R A N S F O R M A R

Um dos nossos preferidos (de que já falámos neste artigo dedicado a tornar a cozinha um espaço kid friendly) é, sem dúvida, este escadote para crianças construído a partir do modelo BEKVÄM. Veja aqui como fazer um igual.

happy grey lucky



Malcolm Begg, do blogue Design Sixty Nine, deu uma vida totalmente nova a esta estante BILLY, com o objectivo de lhe dar um ar mais tradicional, que se enquadrasse melhor com o ambiente formal do espaço, e o resultado é surpreendente. Acompanhe aqui todo o processo.

designsixtynine.jpg


Esta é a prova que não há nada como um olhar criativo, que nos permita ver as coisas de uma perspectiva nova. Quem diria que este prato podia ser um candeeiro digno da casa mais sofisticada? 🙂 Aprenda aqui a fazer um igual.

DIY-pendant-lamp-smittenstudio.jpg

 


 

Só mais uma dica. No eBay pode encomendar capas de sofás com diversos padrões que tornam qualquer sofá KLIPPAN original. Há outras opções pela Internet afora, mas esta foi a opção mais em conta que encontrámos. É só seguir este link!

 

 

 

 

Créditos das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Deixar uma resposta