Stories

Ajuda de Mãe – a possibilidade de voltar a sonhar

É difícil imaginar o desespero de ter um bebé a crescer no ventre e sentir que não vamos conseguir providenciar-lhe a vida que gostaríamos. A associação Ajuda de Mãe existe, exactamente, para tentar ao máximo suprir este vazio. Fomos conhecer melhor este projecto, que há tanto admiramos. 

Fomos recebidos pelo sorriso e entusiasmo da engenheira Madalena Teixeira Duarte, presidente desta instituição privada de solidariedade social sem fins lucrativos. A Ajuda de Mãe nasceu com o objectivo de prestar apoio a mães que, por razões emocionais, económicas ou psicológicas, não se sentem capazes de cuidar sozinhas dos seus bebés. Criada há 27 anos, começou por ser uma linha SOS, na qual, do outro lado do telefone, mulheres grávidas encontravam algumas respostas e uma voz amiga sempre disponível. Esta linha continua a funcionar, mas com muito menos impacto. Hoje em dia, a Ajuda de Mãe tem vários projectos, que visam, de uma forma geral, dotar estas mulheres de competências que as permitam ser independentes e autónomas. Para isso, tem havido uma aposta no desenvolvimento de serviços como os gabinetes de atendimento e de psicologia, a formação profissional, a escola de mães, a sala de bebés, as residências para grávidas (adultas e adolescentes) e para mães adolescentes, entre tantos outros.

_PF_4011

Actualmente, o foco está na aposta na integração das mães na sociedade e no mercado de trabalho. Para Madalena Teixeira Duarte, “às vezes, é uma questão de confiança e de valorização. Há quem tenha bastante apetência para uma determinada área e só precisa de um empurrão para se aperceber que aquela poderia ser a sua profissão”. É difícil apostar na formação quando se está grávida ou se tem um bebé pequeno e poucos recursos que permitam deixá-lo numa escola. A sala dos bebés, na sede, e a creche, em Paço de Arcos (uma antiga escola cedida pela câmara de Oeiras, que também está aberta ao público em geral), desempenham um papel fundamental no combate ao abandono escolar, uma vez que são espaços onde as mães podem deixar as suas crianças enquanto estão a construir o seu futuro. Um dos projectos com maiores resultados a nível nacional é a Escola de Mães, que permite que estas alunas tenham a maior parte das aulas à distância e possam, assim, terminar os estudos.

A associação possui ainda alguns serviços dos quais toda a comunidade pode usufruir, como a lavandaria, engomadoria, arranjos de costura, catering, entre outros. Existem também vários ateliês de combate ao desperdício, utilizando, por exemplo, alguns objectos doados para criar capas de livros, mantas, porta-chaves, molduras ou até presépios (como os da imagem abaixo).

_PF_4068 copy

O apoio à Ajuda de Mãe pode ser feito de várias formas: através de doações, voluntariado para organizar os donativos, cuidar dos bebés, dar formação às mães em diversas áreas, etc. (basta enviar um e-mail para ajudademae@ajudademae.pt).

A Ajuda de Mãe recebe de braços abertos todos os que, como nós, queiram ir visitar as suas instalações. Da nossa parte, podemos dizer que foi inspirador ver que o trabalho que esta associação desenvolve faz com que estas mães se sintam apoiadas e possam voltar a sonhar.

Deixar uma resposta