Inside

A sua varanda está pronta para receber o Verão?

A grande maioria de nós quer absorver o máximo de vitamina D possível antes de o frio voltar a invadir o hemisfério norte, não é verdade? Chegou a altura de aproveitar as varandas, os terraços, os pátios, os logradouros e os jardins por esse país afora! 

O tempo quente chegou para ficar e torna-se obrigatório usufruir dos espaços exteriores! Quer tenha a sorte de poder esticar-se num extenso jardim, ou mesmo se tiver de se encolher num saguão mínimo no centro da cidade, durante as próximas semanas, vamos reunir as melhores dicas para tirar partido do seu cantinho ao ar livre. Hoje, começamos pelas varandas pequenas!

f8178c3f503068e81eeae32e06fedc51

Decida qual é a principal finalidade da sua varanda

Claro que todos sonhamos com um espaço onde possamos reunir todos os nossos amigos à volta da mesa, mas que seja, ao mesmo tempo, o nosso canto de leitura e o sítio onde apanhamos banhos de sol… temos de aceitar que, por vezes, não é possível combinar tudo. Pense qual é o seu objectivo principal e invista nisso, mesmo deixando a porta aberta para as restantes vidas da sua varanda.

LS-03483ccc

Aposte em mobiliário multifuncional

Maximizar a sua pequena varanda pode ser fácil com a combinação certa de peças de mobiliário divertidas e objectos decorativos e funcionais. Uma mesa e cadeiras dobráveis, por exemplo, têm a vantagem de as podermos dobrar encostar a um canto. Os materiais também fazem diferença: vidro ou acrílico fazem com que os móveis tenham uma aparência mais leve. Também é importante olharmos para a configuração do espaço: existe algum canto desaproveitado onde podemos incluir um pequeno sofá? Será que alguma das suas escolhas vai bloquear algum sítio de passagem ou alguma entrada?

afonso

As plantinhas são as suas melhores amigas

Nada há nada tão relaxante como estarmos rodeados de verde, mesmo vivendo no centro de uma cidade. Temos a certeza de que o seu espaço exterior – seja ele qual for – ficará muito mais agradável se o encher de plantas e flores. (Leia aqui o nosso artigo sobre os benefícios de ter plantas em casa e consulte aqui o nosso guia para montar uma horta vertical.) Porém, deve sempre ter em mente que as varandas possuem microclimas, que variam consoante a luz e o vento a que estão expostos. Claro que há plantas lindas para qualquer tipo de ambiente, só tem de se informar bem antes de as compras. No caso de varandas ou pátios pequenos, aconselhamos que a sua escolha recaia sobre plantas que tragam cor, textura e, principalmente, altura – mais do que volume.

0a3404adb638fa45ea25a604c6d305da

Pense na iluminação

Se está a planear usar a sua varanda à noite, a iluminação é tão importante quanto a mesa e as cadeiras. Fios de luzes resultam sempre bem (veja a nossa sugestão aqui, mas pode aproveitar as luzinhas da árvore de Natal… na verdade, só vai voltar a precisar delas no início de Dezembro. 🙂 Velas verdadeiras (ou até velas LED) criam imediatamente um ambiente mais acolhedor!

7d2dc9a258d434e94cf4de8fe1d109d1

Lembre-se que, às vezes, menos é mais!

Este deve ser o seu princípio orientador do makeover que quer fazer à sua varanda. Pode facilmente cair em tentação e ter vontade de a encher de tudo e mais alguma coisa. Como dissemos no primeiro ponto, é importante decidir qual é o papel principal daquele espaço: refeições, relaxe, leitura, arrumação? Não subestime a vida que duas cadeiras e uma planta bonita podem trazer à sua pequena varanda ou pátio!

Conheça algumas das melhores varandas disponíveis na HomeLovers:

TO BUY * T3 – ANJOS // Lisboa

TO RENT * T2 – AVENIDAS NOVAS // Lisboa

TO RENT * LOFT – MARQUÊS DE POMBAL // Lisboa

TO BUY * MORADIA T4 + 1 – MONTE ESTORIL // Cascais

TO BUY * MORADIA T5 – FOZ // Porto

TO BUY * MORADIA T4 + 1 – BOAVISTA // Porto

TO BUY * T1 – ALBUFEIRA // Algarve

 

Fonte das imagens: 1; 2; 3 / 4 – HL; 5; 6

Deixar uma resposta