O tempo quente chegou para ficar e torna-se obrigatório usufruir dos espaços exteriores! Quer tenha a sorte de poder esticar-se num extenso jardim, ou mesmo se tiver de se encolher num saguão mínimo no centro da cidade, durante as próximas semanas, vamos reunir as melhores dicas para tirar partido do seu cantinho ao ar livre. Hoje, começamos pelas varandas pequenas!
Decida qual é a principal finalidade da sua varanda
Claro que todos sonhamos com um espaço onde possamos reunir todos os nossos amigos à volta da mesa, mas que seja, ao mesmo tempo, o nosso canto de leitura e o sítio onde apanhamos banhos de sol… temos de aceitar que, por vezes, não é possível combinar tudo. Pense qual é o seu objectivo principal e invista nisso, mesmo deixando a porta aberta para as restantes vidas da sua varanda.
Aposte em mobiliário multifuncional
Maximizar a sua pequena varanda pode ser fácil com a combinação certa de peças de mobiliário divertidas e objectos decorativos e funcionais. Uma mesa e cadeiras dobráveis, por exemplo, têm a vantagem de as podermos dobrar encostar a um canto. Os materiais também fazem diferença: vidro ou acrílico fazem com que os móveis tenham uma aparência mais leve. Também é importante olharmos para a configuração do espaço: existe algum canto desaproveitado onde podemos incluir um pequeno sofá? Será que alguma das suas escolhas vai bloquear algum sítio de passagem ou alguma entrada?
As plantinhas são as suas melhores amigas
Nada há nada tão relaxante como estarmos rodeados de verde, mesmo vivendo no centro de uma cidade. Temos a certeza de que o seu espaço exterior – seja ele qual for – ficará muito mais agradável se o encher de plantas e flores. (Leia aqui o nosso artigo sobre os benefícios de ter plantas em casa e consulte aqui o nosso guia para montar uma horta vertical.) Porém, deve sempre ter em mente que as varandas possuem microclimas, que variam consoante a luz e o vento a que estão expostos. Claro que há plantas lindas para qualquer tipo de ambiente, só tem de se informar bem antes de as compras. No caso de varandas ou pátios pequenos, aconselhamos que a sua escolha recaia sobre plantas que tragam cor, textura e, principalmente, altura – mais do que volume.
Pense na iluminação
Se está a planear usar a sua varanda à noite, a iluminação é tão importante quanto a mesa e as cadeiras. Fios de luzes resultam sempre bem (veja a nossa sugestão aqui, mas pode aproveitar as luzinhas da árvore de Natal… na verdade, só vai voltar a precisar delas no início de Dezembro. 🙂 Velas verdadeiras (ou até velas LED) criam imediatamente um ambiente mais acolhedor!
Lembre-se que, às vezes, menos é mais!
Este deve ser o seu princípio orientador do makeover que quer fazer à sua varanda. Pode facilmente cair em tentação e ter vontade de a encher de tudo e mais alguma coisa. Como dissemos no primeiro ponto, é importante decidir qual é o papel principal daquele espaço: refeições, relaxe, leitura, arrumação? Não subestime a vida que duas cadeiras e uma planta bonita podem trazer à sua pequena varanda ou pátio!
Conheça algumas das melhores varandas disponíveis na HomeLovers:
TO BUY * T3 – ANJOS // Lisboa
TO RENT * T2 – AVENIDAS NOVAS // Lisboa
TO RENT * LOFT – MARQUÊS DE POMBAL // Lisboa
TO BUY * MORADIA T4 + 1 – MONTE ESTORIL // Cascais
TO BUY * MORADIA T5 – FOZ // Porto
TO BUY * MORADIA T4 + 1 – BOAVISTA // Porto
TO BUY * T1 – ALBUFEIRA // Algarve