Spots & Cities

São João é nas Fontainhas!

Junho põe o país em festa e o Porto não é excepção. O bairro das Fontaínhas torna-se, nestes dias, o epicentro das comemorações sã-joaninas.

Arraiais, bailaricos, sardinhas e pimentos, mercados, rusgas, arruadas, muitos martelos e alho-porro – o Porto torna-se uma cidade (ainda) mais feliz nestes dias. A festa de São João é, na verdade, um conjunto de festas e festinhas que se multiplicam por todos os cantos da Invicta. Uma das mais tradicionais acontece, claro, nas Fontainhas!

IMG_3244-Edit

Este é um dos arraiais mais animados da cidade e, como se não bastasse, providencia a melhor vista para o afamado fogo-de-artifício, que acontece todos os anos à meia-noite (e que, este ano, irá durar praticamente 20 minutos). Sabia que esta varanda sobre o Douro foi o primeiro grande miradouro do Porto? A Alameda das Fontainhas foi edificada no século XVIII, por Francisco de Almada Mendonça, mas as comemorações de São João só chegaram cerca de 100 anos depois, pela mão de um morador que teve a ideia de fazer uma grande cascata junto à fonte. Diz-se que começou por oferecer café e pão quente com manteiga, o que atraiu logo curiosos. Mais tarde, os petiscos intensificaram-se e nas barraquinhas já se servia cabrito assado e arroz de forno. O arraial foi, progressivamente, juntando cada vez mais pessoas e as Fontainhas tornaram-se um ícone do São João e um sítio de passagem obrigatória para quem quer viver essa noite como deve ser!

IMG_3269-Edit (1)

Está preparado para a festa portuense mais bonita do ano? Junte o manjerico (se ainda não tem um, aprenda aqui a fazer o seu), o alho-porro, o martelo e temos a certeza de que será uma noite memorável!

Pode consultar aqui o programa oficial deste ano. Feliz São João!!

Deixar uma resposta