Inside

Dicas para uma casa mais fresca 

Se a sua casa atinge temperaturas elevadas - ou se tem a sorte de viver num sítio quente o ano inteiro - sabe que actividades simples do quotidiano, como dormir ou comer, podem tornar-se incómodas. Se está a pensar em remodelar a sua casa, ou se apenas precisa de alguns truques rápidos para a refrescar, este artigo é para si!

O Habitissimo é um site que faz a ligação entre pessoas que querem construir ou recuperar as suas casas e empresas que disponibilizam serviços nestas áreas. A equipa do Habitissimo é perita em encontrar ideias e soluções para todas as necessidades e todos os bolsos e, por isso mesmo, fomos saber quais são os seus truques de eleição para tornar qualquer casa num oásis de sonho. 

Escolha tons claros

Ao usar cores neutras, está a iluminar e a conferir uma sensação imediata de amplitude ao seu espaço. Criar ambientes com cores claras (principalmente utilizando o branco) transmite também uma grande frescura, sendo por isso uma óptima opção para a pintura das paredes. Para complementar, tente apostar em móveis leves e de tons claros para fazer a decoração da divisão.

 

Opte por tecidos frescos

Os tecidos leves e naturais, como o linho e o algodão, podem ajudar a trazer uma sensação e frescura à sua casa. Os cortinados feitos neste tipo de tecidos permitem que exista automaticamente mais iluminação natural e ventilação. Faça o mesmo com os tapetes e restantes têxteis. A única regra a seguir é: nada de tecidos pesados que absorvem o calor!

 

Escolha revestimentos frescos

Se a remodelação está nos seus planos, opte por materiais frescos, como a cerâmica. A pedra natural também é um bom isolante do calor e pode trazer frescura à divisão em que se encontra.

 

Mude a iluminação

Lâmpadas incandescentes ou halogenas consomem mais energia e aquecem o ambiente da sua casa. Se as trocar por modelos fluorescentes ou incandescentes, poupa igualmente no consumo e durabilidade das lâmpadas. E protege o ambiente! 🙂

luzes

Faça o controlo de portas e janelas

Se quer e pode fazer um investimento maior, janelas com isolamento térmico são uma boa ideia, já que impedem a entrada de raios solares. Caso não seja esse o caso, mantenha as janelas abertas (mas com as cortinas fechadas) para que o ar entre e circule, mas sem receber calor directo do sol. Outro truque é manter fechada a porta dos quartos que não são usados durante o dia e aberta durante a noite.

Crie um cantinho verde

As plantas ajudam a ter uma casa mais fresca, uma vez que renovam e humidificam o ar, baixando a temperatura até dois graus! São um recurso simples e económico que pode usar em qualquer local, seja em vasos ou em jardins verticais interiores. Pode ler as nossas dicas sobre plantas aqui e o nosso guia para criar a sua horta vertical aqui

7265298ec8b2fd2d2ecde6fdad280991

Ar condicionado ou ventilador de tecto – a solução mais rápida!

Se mesmo assim a sua casa parece uma sauna e procura uma solução muito mais simples e imediata que as restantes, invista num ar condicionado ou num ventilador de tecto. Assim, tem a garantia que os espaços vão ficar frescos no exacto instante em que precisar!

DSC_5859-Edit

Fonte das imagens: HomeLovers®

Deixar uma resposta