Smart

Já ouviu falar da Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IoT) já deixou de ser um conceito dos filmes futuristas. Hoje em dia, esta é uma realidade que já chegou a muitas empresas e casas portuguesas.

Com a IoT, praticamente qualquer objecto usado pode estar conectado à Internet, possibilitando a sua interligação e comunicação de uma forma autónoma. Esta partilha de dados entre o mundo real e o digital abre as portas à possibilidade de vivermos num mundo mais eficiente, onde a informação é analisada e interpretada em tempo real, permitindo que as “coisas” tomem decisões automaticamente, sem interacção humana. Isto tem um impacto enorme na vida quotidiana – em termos de conforto e de segurança -, mas também na indústria – optimizando a utilização de recursos e infraestruturas. Máquinas e objectos conectados em fábricas, por exemplo, fazem com que os especialistas falem de uma quarta revolução industrial, prevendo que mais de metade das empresas utilizem IoT em 2020.

Imagen-iot-1024x824-1024x824

Existem muitos exemplos que mostram de que forma é que esta revolução poderá afectar o nosso quotidiano, simplificando-o. Imagine que está a ir para uma reunião importante – com a IoT, o seu carro pode ter acesso à sua agenda e decidir de antemão o melhor caminho para lá chegar. Se por acaso o trânsito aumentar, o seu carro pode fazer de seu assistente pessoal e enviar uma mensagem a dizer que se atrasou. Embora pareça uma realidade distante, esta é já uma realidade muito mais presente do que se poderia pensar. Já pensou em ter um alarme que o acorda e põe automaticamente a máquina de café a trabalhar? Ou uma torradeira capaz de preparar torradas personalizadas? Ou um frigorífico que se liga à sua assistente virtual e avisa quando precisa de comprar leite, ou que faz essa compra por si? 🙂

LG smart fridge

A IoT vai transformar, incrivelmente, a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos. Nós não podíamos estar mais entusiasmados por fazer parte desta transformação!

Deixar uma resposta