Com a IoT, praticamente qualquer objecto usado pode estar conectado à Internet, possibilitando a sua interligação e comunicação de uma forma autónoma. Esta partilha de dados entre o mundo real e o digital abre as portas à possibilidade de vivermos num mundo mais eficiente, onde a informação é analisada e interpretada em tempo real, permitindo que as “coisas” tomem decisões automaticamente, sem interacção humana. Isto tem um impacto enorme na vida quotidiana – em termos de conforto e de segurança -, mas também na indústria – optimizando a utilização de recursos e infraestruturas. Máquinas e objectos conectados em fábricas, por exemplo, fazem com que os especialistas falem de uma quarta revolução industrial, prevendo que mais de metade das empresas utilizem IoT em 2020.
Existem muitos exemplos que mostram de que forma é que esta revolução poderá afectar o nosso quotidiano, simplificando-o. Imagine que está a ir para uma reunião importante – com a IoT, o seu carro pode ter acesso à sua agenda e decidir de antemão o melhor caminho para lá chegar. Se por acaso o trânsito aumentar, o seu carro pode fazer de seu assistente pessoal e enviar uma mensagem a dizer que se atrasou. Embora pareça uma realidade distante, esta é já uma realidade muito mais presente do que se poderia pensar. Já pensou em ter um alarme que o acorda e põe automaticamente a máquina de café a trabalhar? Ou uma torradeira capaz de preparar torradas personalizadas? Ou um frigorífico que se liga à sua assistente virtual e avisa quando precisa de comprar leite, ou que faz essa compra por si? 🙂
A IoT vai transformar, incrivelmente, a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos. Nós não podíamos estar mais entusiasmados por fazer parte desta transformação!