Kitchen

Falafel saudável e delicioso

Temos o prazer de lhe apresentar umas das receitas mais deliciosas que a equipa da HomeLovers Mag teve o prazer de provar (e olhe que temos alguns dos palatos mais exigentes de Portugal). Mas não ficamos por aqui: temos um vídeo para se inspirar antes de arregaçar as mangas e pôr as mãos na massa!

Conseguir fazer o banquete perfeito pode ser um desafio impossível, mesmo para os cozinheiros mais experientes. A BCook facilita-lhe o trabalho e envia a receita perfeita com os melhores ingredientes directamente para sua casa. Já visitou o site? Todas as semanas, pode escolher entre quatro receitas originais, concebidas pela chef Mónica Pereira (trabalhadas posteriormente em conjunto com a nutricionista Tânia Barbosa), e seleccionar o dia em que quer receber os ingredientes à sua porta. Nada mais fácil! Leia o artigo até ao final, temos uma surpresa que não vai querer perder. 😉

Mas vamos ao que nos trouxe aqui: as bolinhas feitas de grão, ervas e especiarias, cheias de cor e sabor. Apesar de ser um prato popular no médio oriente, o falafel é um favorito entre os vegetarianos um pouco por todo o mundo. É feito de grão ou favas e, habitualmente é frito e servido em pão pita. Esta é uma versão tão saudável quanto saborosa, que temos a certeza que vai fazer as delícias de todos os que a provarem! Primeiro, vamos ao VÍDEO:

Agora, a RECEITA, para ter a certeza que não se perdem:

Ingredientes para duas doses – 400g de grão-de-bico cozido; 2g de aneto; 50g de farinha de aveia; 50g de sementes de sésamo pretas; 10g de coentros frescos; 200ml de creme fraiche; 2 pepinos; 1 lima; 1 chalota; 1 dente de alho; 1 malagueta; 1 colher de sopa de tahini; 1 colher de sopa de óleo de coco; 1 colher de chá de cominhos; 2 colheres de chá de paprika; 2cm de gengibre; azeite q.b.; pimenta q.b.; sal q.b.

  1. Comece por aquecer o forno a 200ºC.
  2. Na picadora, robot ou copo misturador, triture bem o grão-de-bico escorrido com os talos dos coentros previamente lavados (reserve as folhas dos coentros para utilizar no passo 7), a chalota, o dente de alho, a malagueta a gosto (retirando-lhe as partes brancas e as sementes), os cominhos, a paprika, o tahini e o óleo de coco.
  3. Transfira para uma taça e vá acrescentando a farinha, colher a colher, de forma a obter a consistência necessária para conseguir moldar as bolinhas. Tempere com sal e pimenta.
  4. Molde as bolinhas, passe-as pelas sementes de sésamo e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  5. Leve ao forno cerca de 15 minutos, virando de vez em quando para que cozinhem uniformemente.
  6. Lave os pepinos, pele e corte-os em metades longitudinais (ao comprido). Com a ajuda de uma colher retire as sementes do centro e depois corte em cubinhos.
  7. Misture o creme fraiche com os coentros picados, o aneto picado, o gengibre ralado, o sumo e raspas de lima, adicione um fio de azeite e tempere com sal e pimenta.
  8. Acompanhe as bolinhas de falafel com a salada de pepino e o molho de creme fraiche.

 

 

O vídeo e as fotografias foram feitos numa das nossas casas HomeLovers favoritas – pode ver mais informações aqui. <3

E, para terminar, a SURPRESA! Associámo-nos à BCook e temos um código de desconto de 50% para lhe oferecer: HLOVERS18 🎊🎉🎊 

Bons cozinhados!

Deixar uma resposta