Smart

Quer tornar-se um agricultor urbano com a ajuda da Noocity?

Não há nada melhor do que ver vegetais a crescer, vê-los a passar de pequenas sementes a gigantes suculentos que enchem os nossos pratos de cor. Se sempre quis ter uma horta na cidade, este artigo é para si!

A vida na cidade pode ser estafante, é uma realidade. A poluição, os encontrões nos transportes públicos e o stress generalizado vão acumulando e é comum querermos procurar uns momentos de calmaria fora de todo este reboliço. A este desejo junta-se, para cada vez mais pessoas, a preocupação de termos uma vida mais sustentável. A Noocity, nascida em 2013, surgiu para colmatar estes (e muitos outros) pontos. Os produtos criados por esta startup portuense tornam o plantio mil vezes mais simples. Estas hortas possuem um sistema inovador de sub-irrigação, que fazem com que a rega se faça de uma forma autónoma durante três semanas, dispensando uma atenção diária. Desta forma, é possível produzir até 50% mais alimentos, consumindo 80% menos água que numa horta comum. Mas nada como ver como o sistema funciona.

Se ficou tão entusiasmado como nós, leia o resto! Vamos contar-lhe a nossa experiência na primeira pessoa e, no final, temos uma surpresa. 🙂

NoocityUrbanEcology_CrownePlazaPorto_@LucaCastro_08
A horta urbana de 300m2 do Hotel Crowne Plaza, no Porto

O nosso kit completo trazia: uma growbed , blocos de woodpeat (um substrato compacto, que tem de ser mergulhado em água, que promove a capilaridade essencial para o processo), argila expandida, fertilizante e uma selecção de sementes. A montagem foi simples. A Noocity disponibiliza instruções de montagem e este vídeo, que ajuda e muito!

Depois de montada a growbed, é altura de pôr as mãos na massa e enchê-la de terra. Como dissemos, este kit completo já traz os blocos de woodpeat, mas, caso escolha outra opção, terá de ir comprar o substrato (este é um passo importante, não deixe de ler este artigo da Noocity sobre o assunto). É maravilhoso ver a nossa horta a compor-se e, a esta altura, já conseguíamos imaginá-la cheia de cor! O substrato que vem com o kit não tem os nutrientes necessários, então deve ser misturado com os fertilizantes que o acompanham. Depois de terminar este processo, vem a parte divertida: escolher o que vamos plantar e desenhar a nossa horta inteligente! A Noocity (e temos de ressaltar este facto!) está sempre pronta a esclarecer qualquer dúvida que tenhamos. Se for um agricultor urbano em início de actividade, use e abuse desta ajuda. Temos a certeza de que as dúvidas serão muitas e é essencial ouvir a voz da experiência. 🙂 Para a nossa horta, comprámos mudas (plantas bebés, que são compradas em vasinhos e podem ser transplantadas para a growbed) de morango, tomate e salsa; e plantámos sementes de tomate e alface. Demorou muito pouco a que o verde começasse a aparecer e estamos em pulgas para vos mostrar o resultado! Apesar de, com este sistema, não termos de visitar a horta diariamente, homeloversnoocityconfessamos que, os momentos de stress da HomeLovers passaram a ser atenuados pelo tempo que podemos passar entre frutas e vegetais.

Se está connosco nesta missão de aproveitar os milhares de m2 de varandas, terraços, pátios e logradouros em desuso nas cidades portuguesas, vai gostar de saber que, até ao dia 10 de Março, pode usufruir do código promocional que lhe dá direito a 25% de desconto na compra de qualquer growbed. Basta assinar as newsletters da HomeLovers Mag e da Noocity através deste link. 🌱 Receberá também um guia para uma vida mais sustentável!

 

 

 

Deixar uma resposta