Spots & Cities

7 características essenciais para que um brasileiro encontre a sua casa de sonho em Portugal

Não há dados concretos para este ano, mas a imigração vinda do Brasil para Portugal continua a subir a olhos vistos. Entre as razões estão, claro, a facilidade da língua e o facto de não ser necessário um visto de entrada, devido a acordos entre os dois países. Porém, acima de tudo, os brasileiros procuram uma vida segura e tranquila, características que encontram em qualquer cidade, vila ou aldeia deste lado do Atlântico. Mais do que esses factores, interessa-nos explorar que tipo de arquitectura lhes pode agradar, que detalhes os fazem vibrar e querer chamar àquele lugar "a sua casa"! Confira os sete pontos essenciais.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITECTURA

  • O facto de, de uma forma geral, as áreas serem mais generosas, inclusivamente nos quartos. No Brasil, é comum o espaço dedicado aos quartos ser menor, para que a sala seja mais ampla.
  • Os acabamentos de qualidade superior. Ao contrário do que acontece no Brasil, em Portugal, é bastante comum as cozinhas virem equipadas e já com os armários instalados. Não se tem de preocupar com nada!
  • A traça antiga, sem dúvida! Viver num sítio completamente diferente das enormes cidades brasileiras pode ser verdadeiramente inspirador. É habitual apaixonarem-se por casas remodeladas, sem elevador e sem estacionamento, desde que sintam que a arquitectura os arrebata, que têm tudo de que precisam ali no mesmo bairro, podendo fazer tudo a pé.

sala ampla.jpg

VISTA

  • Arriscamos afirmar que quase todos os brasileiros adoram casas que oferecem vista! Ter vista panorâmica é ter horizonte para somar à personalidade expansiva e descontraída deste povo. Gostam de estar conectados com o mundo, com a paisagem, com a natureza, com a cidade.
vista.jpg

LUZ

  • São pessoas muito ligadas ao clima e Portugal, com o seu clima ameno e muitos dias de sol, é o país ideal. As casas cheias de luz, orientadas a sul, que sejam naturalmente quentes.

luz.jpg

AMBIENTES PARA RECEBER

  • Receber a família e os amigos está no ADN dos brasileiros e, por causa disso, vão valorizar sempre os espaços para os receber. Salas com medidas generosas, terraços que convidem à conversa e possam ser decorados para usufruir da paisagem, as cozinhas amplas e bem equipadas – a tudo isto deve juntar-se uma decoração clean e sofisticada, a utilização de tons claros, dando destaque a objectos com design. convivio.jpg

TECNOLOGIA

  • Nas casas brasileiras, as telas (TV, smartphones, computadores) estão habitualmente ligadas, assim como a música e a vida online, nas redes sociais. Tudo o que for tecnológico (de placas solares, a persianas automatizadas, sensores de presença, ar condicionado, domótica, etc.) vai ser, por isso, sempre valorizado!

ESPAÇO PARA A ROUPA 

  • Vão dar preferência às casas com armários amplos, uma vez que são ávidos consumidores de roupa, gostando de variar, de acumular, de estar na moda. Uma curiosidade é que não apreciam ter a máquina de lavar roupa junto da máquina de lavar loiça, hábito tão normal nas casas portuguesas! Na cultura brasileira, a roupa não deve passar pela cozinha ou pela rua –  é comum o brasileiro não ” entender” os estendais na rua com roupa a secar. Sendo assim, as casas que têm um espaço reservado para lavar e secar a roupa estão mais próximas de agradar as famílias brasileiras.

CASA DE BANHO (ou banheiro – como se diz no Brasil)

  • A privacidade e a intimidade desempenham um papel central na vida dos brasileiros: quanto maior o número de suites, melhor! Não gostam de dividir a casa de banho com outra pessoa, mesmo sendo da família. Casas de banho sociais também para as visitas são bem-vindas, sendo uma forma de salvaguardar a parte mais pessoal da casa. Outra curiosidade é que preferem tomar banho em pé com chuveiro, que tomar banho na banheira. 🙂

privacidade.jpg

Deixar uma resposta