Neste espaço, as palavras de ordem são simplicidade, organização e conforto. Quer saber as nossas dicas?
Espaço de trabalho e de brincadeira
Dividir este espaço em várias zonas é uma forma óptima de ajudar a que as coisas fiquem organizadas. Uma área para as actividades que envolvem sujar coisas, outra para as actividades mais silenciosas, uma área mais aberta para brincar. Quanto mais ampla for a sala, mais zonas pode criar. Certifique-se que a zona dos trabalhos manuais tem uma mesa, cadeiras confortáveis e espaço para espalhar as tintas, pincéis, cola, glitter, etc. E não se esqueça da arrumação: é essencial ter prateleiras, armários ou caixas onde pode guardar tudo no final do dia. Vamos falar um pouco mais disto?
Arrumação
Já falámos da importância de ser organizado aqui e aqui. Ajudar os nossos filhos a desenvolverem este skill desde cedo é muito importante. Criar as zonas de que falámos no ponto anterior é um bom princípio, para que eles saibam onde arrumar cada coisa sempre que não a estiver a usar. Esta tarefa é ainda mais fácil se as caixas e os cestos tiverem etiquetas com os itens específicos que devem conter. Lembre-se também de que para as crianças (e não só!) tudo é mais fácil se for divertido. Encontrar recipientes coloridos e com temas com os quais as crianças se relacionem pode ajudar.
Zona sossegada
Criar uma área dedicada a actividades tranquilas é igualmente importante. Os miúdos gostam de ter alguma privacidade para ler, escrever, ou para brincadeiras mais calmas. Um teepee, como o da imagem abaixo, com umas almofadas no interior, pode providenciar o conforto e calma necessários.
Acessórios
Os detalhes fazem, como em qualquer outra divisão, toda a diferença! Escolher com cuidado tapetes, cortinados, almofadas, ilustrações para as paredes pode tornar o quarto (ainda) mais acolhedor.