Kids

Como decorar um quarto de brincar?

As crianças precisam de sentir que a sua casa é um lugar onde se podem divertir e ser criativas à vontade. Se tem algum espaço livre, porque não criar um quarto de brincar? Pode ser numa cave, num quarto extra ou mesmo num canto da sala de estar! 

Neste espaço, as palavras de ordem são simplicidade, organização e conforto. Quer saber as nossas dicas?

zona tranquila2.jpg

Espaço de trabalho e de brincadeira

Dividir este espaço em várias zonas é uma forma óptima de ajudar a que as coisas fiquem organizadas. Uma área para as actividades que envolvem sujar coisas, outra para as actividades mais silenciosas, uma área mais aberta para brincar. Quanto mais ampla for a sala, mais zonas pode criar. Certifique-se que a zona dos trabalhos manuais tem uma mesa, cadeiras confortáveis e espaço para espalhar as tintas, pincéis, cola, glitter, etc. E não se esqueça da arrumação: é essencial ter prateleiras, armários ou caixas onde pode guardar tudo no final do dia. Vamos falar um pouco mais disto?

Arrumação

Já falámos da importância de ser organizado aqui e aqui. Ajudar os nossos filhos a desenvolverem este skill desde cedo é muito importante. Criar as zonas de que falámos no ponto anterior é um bom princípio, para que eles saibam onde arrumar cada coisa sempre que não a estiver a usar. Esta tarefa é ainda mais fácil se as caixas e os cestos tiverem etiquetas com os itens específicos que devem conter. Lembre-se também de que para as crianças (e não só!) tudo é mais fácil se for divertido. Encontrar recipientes coloridos e com temas com os quais as crianças se relacionem pode ajudar.

Zona sossegada

Criar uma área dedicada a actividades tranquilas é igualmente importante. Os miúdos gostam de ter alguma privacidade para ler, escrever, ou para brincadeiras mais calmas. Um teepee, como o da imagem abaixo, com umas almofadas no interior, pode providenciar o conforto e calma necessários.

teepee

Acessórios

Os detalhes fazem, como em qualquer outra divisão, toda a diferença! Escolher com cuidado tapetes, cortinados, almofadas, ilustrações para as paredes pode tornar o quarto (ainda) mais acolhedor.

Deixar uma resposta